Search
Close this search box.

Desempenho educacional de Rondonópolis garante destaque em seminário regional com 14 municípios

Publicado 25/06/2026 às 07:21 Edileusa Jacyntho
Fotografia colorida em plano aberto mostrando o interior do Espaço Tulipas durante um evento educacional. O salão está completamente preenchido por um grande público sentado em mesas redondas com toalhas claras e cadeiras brancas de ferro, a maioria de costas ou de perfil para a câmera. Ao fundo, há um palco elevado com cortinas pretas onde várias autoridades estão sentadas em linha, e uma mulher de blusa clara e saia escura está de pé no centro falando ao microfone. Acima do palco, destacam-se globos espelhados de discoteca pendurados e grandes lustres de cristal acesos. Três grandes painéis de LED exibem a identidade visual roxa do evento com a inscrição "II SEMINÁRIO REGIONAL DRE". Em primeiro plano, no canto inferior direito, destaca-se o rosto de perfil de uma mulher sorrindo, de cabelos pretos e lisos, vestindo blusa escura. A iluminação do ambiente é interna e cênica.
Espaço Tulipas lotado durante o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, que reuniu gestores e educadores de 14 municípios em Rondonópolis. Foto: Divulgação
Anúncios
Anúncios

Rondonópolis recebeu nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, realizado no Espaço Tulipas. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, equipes técnicas e pedagógicas dos 14 municípios que compõem a regional, consolidando-se como um importante espaço de formação, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios.

A abertura contou com a presença do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior, que reforçaram o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e o fortalecimento do regime de colaboração.

Destaque no desempenho educacional

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário destacou a satisfação de receber representantes de toda a região e ressaltou que a escolha de Rondonópolis como município-sede é resultado do desempenho educacional alcançado nos últimos anos.

“Fico muito feliz em saber que fomos escolhidos como sede por causa da performance da educação do nosso município. Isso demonstra que os avanços conquistados são reconhecidos e refletem o trabalho conjunto de toda a nossa rede de ensino”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, Carlos Júnior apresentou resultados expressivos obtidos pela educação municipal, como o aumento do índice de alfabetização na idade certa, que passou de 60% para 76% no primeiro ano da atual gestão, além da evolução dos indicadores educacionais medidos pelo SAEB. Segundo ele, esses avanços são fruto do trabalho colaborativo entre gestores, professores, servidores e Governo do Estado.

“Tudo isso é resultado da colaboração. Trabalhando juntos, conseguimos alcançar resultados cada vez melhores para os nossos estudantes e para toda a educação de Rondonópolis”, destacou.

Valorização dos profissionais e união regional

O prefeito Cláudio Ferreira enfatizou, na ocasião, a confiança depositada nos profissionais da educação municipal, reconhecendo o empenho de gestores, diretores e professores na construção dos resultados alcançados.

“Estamos vivendo um momento muito especial para a educação. Desde o início da nossa gestão, acreditamos nos profissionais da rede, confiamos no trabalho desenvolvido e continuamos colaborando para que a educação avance cada vez mais”, afirmou o prefeito.

A coordenadora municipal do ALFABETIZA-MT, Teina Nascimento Lopes, explicou que o seminário tem como principal objetivo promover a socialização de práticas exitosas em alfabetização e fortalecer as políticas públicas educacionais desenvolvidas em todo o estado.

“O objetivo do evento é a socialização e discussão das práticas exitosas em alfabetização, além do debate sobre a política pública educacional no estado de Mato Grosso, que tem colaborado e impulsionado a qualidade da educação, especialmente no que tange à alfabetização”, destacou.

Segundo a coordenadora, o encontro proporciona um momento de reflexão, troca de experiências e fortalecimento das ações que vêm contribuindo para o crescimento dos indicadores educacionais em Mato Grosso.

Ao longo do dia, gestores e educadores compartilharam experiências exitosas desenvolvidas nos municípios da regional, discutiram estratégias para aprimorar o processo de alfabetização e fortaleceram o regime de colaboração entre Estado e municípios.

O seminário reafirma, dessa forma, o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade, evidenciando que o trabalho colaborativo entre os diferentes entes federativos tem sido fundamental para impulsionar os resultados educacionais e garantir melhores oportunidades de aprendizagem para os estudantes mato-grossenses.

Fonte: Assessoria

Compartilhe está postagem
Picture of Edileusa Jacyntho

Edileusa Jacyntho

Jornalista no Atitude MT, formada pela UNEMAT Rondonópolis. Atuo com cobertura de Política e Social, sempre com informação responsável. Também produzo conteúdos de entretenimento e trabalho com Comunicação Estratégica e Assessoria de Imprensa, transformando fatos em histórias e marcas em autoridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *